Projetos Estruturais
O projeto estrutural apresenta e detalha os elementos estruturais (lajes, pilares e vigas ou alvenaria estrutural) que têm como objetivo permitir a sustentabilidade da edificação, transmitindo suas cargas ao solo.
Os projetos podem ser em concreto armado com concreto comum ou concreto leve ou ainda concreto protendido. São submetidos à Norma Técnica Brasileira NBR 6118 da ABNT.
Concreto armado é um tipo de estrutura que utiliza armações feitas com barras de aço. Essas ferragens são utilizadas devido à baixa resistência aos esforços de tração do concreto, que tem alta resistência à compressão.
A principal característica do concreto leve está na leveza. Seu peso específico fica abaixo de 2 mil kg/m³, enquanto a densidade do concreto convencional varia de 2300 a 2500 kg/m³. Isso é possível pela substituição dos agregados convencionais, mais pesados, por agregados leves, como argila expandida, vermiculita, isopor ou EVA, ou, ainda, pela incorporação de bolhas de ar no concreto.
Concreto protendido é uma técnica de execução já bem difundida no Brasil. Desde o século XIX, muitos especialistas desenvolveram métodos nos quais a armadura sofra um pré-alongamento, gerando um sistema auto-equilibrado de esforços,ou seja, tração no aço e compressão no concreto
Existem também os projetos em Alvenaria Estrutural. Neste caso, os blocos de cimento que compõe as paredes, além de vedação, tem a função de absorver as cargas das lajes e levá-las às fundações sem a necessidade de pilares e vigas.