Biomassa – obra limpa com desperdício zero.

A racionalização dos sistemas construtivos na engenharia civil, está presente também no simples trabalho de execução de alvenarias. Está se disseminando no mercado o uso da biomassa. Apenas um modismo ou ela veio para ficar?

Biomassa. O que é isso?

A Biomassa, que de “bio” não tem nada, é uma “argamassa polimérica colante com aditivos químicos que proporciona alta aderência e excelente trabalhabilidade no assentamento de todos os tipos de blocos”.
O apelo ecológico está no fato que ela não usa cimento, uma das indústrias mais poluentes em toda sua cadeia produtiva e de utilização.
O produto tem excelente trabalhabilidade e pode ser utilizado do modo que é apresentado na embalagem, sem adição de água.

Como é seu uso?

Com aspecto semelhante ao da argamassa de cimento e areia, pode ser aplicado diretamente a partir de um corte na ponta da embalagem, num processo semelhante ao de um confeiteiro, fazendo-se dois cordões na face do bloco ao longo de toda fiada.

Deve-se observar que a primeira fiada deve ser feita com massa convencional para seu nivelamento, pois o cordão de biomassa não deve ter mais de 1,0 cm de diâmetro. Como os blocos nem sempre tem as mesmas dimensões a um certo números de fiadas, principalmente em paredes de grande altura deverá ser feita uma fiada com argamassa convencional para renivelamento.

uso da biomassa na alvenaria

E quais as vantagens da biomassa?.

A principal vantagem é a eliminação do desperdício. Nas paredes construídas com argamassa de cimento e areia, aplicada na colher, é comum uma perda oriunda dos excessos aplicados. Na biomassa o produto sai da embalagem diretamente ao ponto de aplicação com a perda de material zerada.

O produto vem pronto para uso, acelerando-se o trabalho e seu rendimento é superior à argamassa convencional. O tempo de cura é inferior ao sistema tradicional. O consumo de água é praticamente nenhum e a produção por pedreiro é muito superior, reduzindo-se o custo final do trabalho.

Deve-se tomar cuidado em se evitar seu uso em alvenarias estruturais pois neste sistema ainda não há regulamentação no Brasil.

uso de biomassa em alvenaria

Conclusão

O uso da biomassa representa um avanço no sistema construtivo de alvenarias, com o uso do produto que elimina desperdícios, acelera o trabalho proporcionando um ambiente de trabalho limpo e sem prejuízos ao meio ambiente. Mas a mão de obra deve ser devidamente treinada antes do início de sua aplicação.