Controle de Qualidade de Projetos.

Todos sabem que Projetos de Estruturas de Concreto são trabalhos de enorme responsabilidade, pois trabalham no equilíbrio do trinômio segurança, economia e durabilidade. Assim prevê a norma técnica NBR 6118.

Face sua importância perante aos usuários, é preciso que se assegure a qualidade técnica do serviço. Para tanto, a norma criou a atividade de “Avaliação Técnica dos Projetos”. Este serviço, a ser prestado por um profissional qualificado e independente do autor do projeto, poderá ser realizado durante ou após a conclusão do projeto estrutural.

Como temos neste caso, um profissional avaliando o trabalho de outro, deverá ser executado com precisão, cuidado e responsabilidade, devendo ser tratado como um elemento construtivo, de apoio a se obter os melhores resultados em relação aos objetivos do projeto.

O ideal é que a avaliação técnica ocorra em paralelo a elaboração do projeto. O avaliador poderá colaborar nas definições dos critérios do projeto, sempre de modo construtivo e em consonância com seu autor.

O objetivo do controle de qualidade é o de garantir que este ocorra em todas as etapas do projeto, verificando o atendimento das especificações e normas técnicas em vigor, desde as de desenho técnico, até aquelas que preconizam a capacidade resistente da estrutura, segurança e durabilidade.

Não se pode esquecer o atendimento e compatibilidade com outras normas técnicas correlatas ao serviço.

O profissional avaliador deve omitir-se de comentários a terceiros de suas atividades, eventuais ocorrências e das recomendações apresentadas. O cliente deve ser rigoroso na hipótese de vazamentos irresponsáveis de informações.

A responsabilidade do projetista, ante ao aspecto legal não se altera, sendo o avaliador responsável apenas por seu trabalho e as recomendações que vier a apresentar.

As sugestões do profissional avaliador devem ser produzidas e entregues ao cliente de maneira formal, documentada, dentro da ética profissional visando ao resguardo do atendimento das normas técnicas de projeto e execução de obras, dentro do objetivo de se obter a melhor qualidade possível do projeto estrutural.