Prova de carga estática em estacas

Esta é a técnica mais tradicional e confiável para a efetiva determinação da capacidade de carga de uma estaca. Ele consiste em aplicar carga crescente à estaca, registrando-se os respectivos deslocamentos.

O ensaio deve atender a NBR12131.

Na versão mais recente da NBR-12131, a igualdade de condições entre os ensaios de carregamento lento (SML), de carregamento rápido (QML) e demais ensaios complementares é adotada — desde que a utilização seja devidamente justificada.

É importante ressaltar que as deformações correspondentes aos ensaios SML e QML podem ser diferentes e, portanto, sua interpretação deve sempre considerar o tipo de carregamento empregado.

Neste ensaio, a estaca é solicitada por um macaco hidráulico, com o uso de um sistema de reação estável. Em obras urbanas é comum que esta reação seja feita através das estacas vizinhas.

Como é feito o ensaio.

No mais comum, o ensaio é feito através de aplicação de uma carga crescente de compressão à estaca, registrando-se os deslocamentos correspondentes.

Os aparelhos envolvidos no ensaio, que envolvem a estaca a ser ensaiada, o macaco hidráulico e o sistema de reação, este geralmente instalado nas estacas contíguas à ensaiada devem ser rigorosamente montados de modo a se assegurar que a aplicação da carga seja feita na direção que se deseja.

Os resultados do ensaio.

Com os dados obtidos no ensaio, consegue-se construir a curva carga x deslocamento, capacidade de carga da estaca, recalque correspondente acarga de trabalho, parcelas de resistência de ponta e atrito lateral, coeficiente de segurança do estaqueamento.

A prova de carga estática é um ensaio muito importante e isso fica evidente na NBR6122 de 2010. Essa norma admite que coeficientes de segurança sejam reduzidos nos projetos e cálculos de cargas, admissíveis quando as provas são realizadas em quantidade adequada.

Mesmo quando não se deseja reduzir o fator de segurança, é recomendado que toda obra com mais de cem estacas tenha, pelo menos, uma prova de carga estática. Para as estacas do tipo escavadas com diâmetro maior que 70 cm, estaca raiz e micro estacas essa quantidade é de 75. Para os trados segmentados a quantidade é de 50.