Projetos em Concreto Projetado.


O Concreto Projetado, é um processo de aplicação de concreto sem a necessidade de formas, bastando uma superfície para o seu lançamento. O não emprego de formas pode ser por opção, ou quando, pelas características da concretagem, seu emprego torna-se difícil ou até impossível. Este sistema é muito utilizado em concretagem de túneis, paredes de contenção e em recuperação e reforço estrutural de lajes, vigas, pilares e paredes de concreto armado.

O sistema consiste num processo contínuo de projeção de concreto ou argamassa sob pressão (ar comprimido) que, por meio de um mangote, é conduzido de um equipamento de mistura até um bico projetor, e lançado com grande velocidade sobre a base. O impacto do material sobre a base promove sua compactação, sem a necessidade dos tradicionais vibradores, resultando em um concreto de alta compacidade e resistência. Existem dois métodos de emprego do concreto projetado: por via seca e por via úmida.

No processo via seca é feita uma mistura a seco de cimento e agregados. No bico do projetor existe uma entrada de água controlada pelo operador. O concreto seco é conduzido sob pressão até o bico onde recebe, então, a água e os aditivos.(E-Civil)

Em nossos projetos ele está presente em casos de proteção de taludes, muros de arrimo e contenções em solo grampeado.