Ciclopassarela Parque do Povo.


A Ciclopassarela Parque do Povo liga a ciclovia da Marginal Pinheiros ao Parque do Povo no Bairro do Itaim, São Paulo. Ela foi projetada pela empresa SSF Ingenieure de Munique Alemanha, sócia da empresa brasileira SSF do Brasil Engenheiros e Projetistas em Engenharia Ltda., sob nossa responsabilidade.
A obra é uma das contrapartidas da empresa, junto à Prefeitura de São Paulo, vinculada à construção do complexo WTorre Plaza, composto por quatro torres comerciais, um shopping center e um teatro na mesma região. Ao todo, as obras de contrapartida exigiram um investimento de R$ 97 milhões.
A ciclopassarela tem 180 m de extensão, com estrutura metálica, laje em concreto e guarda corpo em aço galvanizado. A WTorre optou pelo uso de viga pré-moldada, que permite maior eficiência na instalação e montagem, diminuindo os transtornos na interdição do trânsito, tanto na Marginal Pinheiros quanto na linha férrea da CPTM.
O diferencial desta obra em estrutura metálica é a leveza e a suavidade de suas linhas que permitiu vencer o grande vão das pistas da avenida Marginal Pinheiros com uma estrutura leve e de fácil instalação. O trabalho registrado pelas fotos refere-se à instalação numa noite de sábado, com a interdição de uma das pistas da avenida.
O trabalho de içamento e instalação das vigas partidas ao meio deu-se em quatro horas sendo retiradas diretamente das carretas de transporte para o local de posicionamento final sobre os pilares pré-instalados.
O projeto e a construção da passarela obrigaram a um trabalho de alta precisão, pois cada parte deveria juntar-se a outra sem folgas ou desvios. Cada parte foi fabricada atendendo a precisão de medidas do projeto para a perfeita distribuição das cargas de utilização envolvidas.
Uma vez instaladas houve o trabalho de solda do ponto de junção o que foi feito imediatamente após o posicionamento dos dois segmentos.