Lajes lisas protendidas e concreto com aditivo impermeabilizante, dispensam o uso de mantas asfálticas dando alívio ao cronograma e ao custo das obras, mantendo a qualidade.

O PROBLEMA

A impermeabilização das áreas descobertas dos edifícios durante a construção de um edifício sempre foi motivo de preocupação dos engenheiros. A aplicação das mantas asfálticas nestas áreas, sempre acontece no terço final da obra, sob a pressão dos cronogramas e dos custos e em alguns casos torna-se um problema à engenharia. Áreas de pavimentos importantes no transporte de materiais precisam ser interditadas para impermeabilização, provocando inconvenientes atrasos.

O climaprejudica o andamento dos trabalhos, pois mantas não podem ser aplicadas nem nos dias chuvosos nem nos dias subsequentes e estes, enquanto as lajes estão úmidas ou até molhadas. Alguns profissionais, com o objetivo de acelerar a secagem promovem o errôneo procedimento de aquecê-las com maçarico. Isto, afora outros problemas, seca a parte superficial da laje, mas logo a umidade aflora e toda manta aplicada nesta situação fica sujeita ao descolamento.

Isto sem contar os erros que podem ocorrer na aplicação e furos nas mantas provocados pelos serviços subsequentes.

O resultado pode ser grave, com infiltrações acontecendo após a entrega dos edifícios e gerando a conhecidas demandas jurídicas entre o condomínio e a construtora.

IMPERMEABILIZANTES

O uso de lajes lisas protendidas podem eliminar este problema, simplificando em muito a construção, diminuindo as pressões de prazos dos cronogramas. Este é mais um benefício difícil de ser precificado nas planilhas do pessoal de planejamento, sendo mais um dos benefícios das lajes protendidas que dificilmente entram nas contas comparativas com o concreto convencional.

As lajes com espessuras ao redor de 20 centímetros se forem concretadas com aditivos impermeabilizantes eliminam o uso das mantas asfálticas. A economia no custo da obra torna-se substancial, sem a perda da qualidade dos trabalhos.

Estes produtos são os impermeabilizantes por cristalização integral que devem ser aplicados ao concreto quando de sua produção. Eles podem ser aplicados no caminhão betoneira, na porta da obra, na presença do engenheiro, pouco antes de sua aplicação. Existem diversas marcas no mercado.

Lajes sem mantas edificio Panoramique 180º - Rocaz - Guarujá
Lajes sem mantas (Panoramique 180º – Rocaz – Guarujá – sp)

MODO QUE RECOMENDO USAR

Adicionar o produto em pó no balão do caminhão betoneira. Com o caminhão junto o local de produção, adicionar 60% a 70% da quantidade de água necessária, bem como cerca de 136 a 227 kg de agregados. Misturar os materiais durante 2 a 3 minutos para assegurar uma boa distribuição do impermeabilizante na água de amassamento. Adicionar os materiais restantes ao caminhão betoneira de acordo com os procedimentos habituais, conforme recomenda a fabricante Penetron.( penetron.com.br )

OS CUIDADOS COM A CURA

Além disso cuidados especiais com a cura do concreto devem ser adotados, mantendo a superfície do material sempre molhada a fim de impedir o fenômeno da retração.

O uso de cobertura de manta de geotêxtil e lona podem reter a umidade tão necessária neste instante de concreto fresco.

A protensão elimina, na maior parte dos casos, a necessidade de juntas de dilatação resultando numa laje efetivamente estanque.

CONCLUSÃO

Lajes lisas de grande espessura, com o uso de concreto com aditivos impermeabilizantes podem reduzir os custos das obras, eliminando-se as impermeabilizações com mantas asfálticas, acelerando o cronograma sem perder qualidade dos trabalhos.

 

Lajes sem mantas edificio Panoramique 180º - Rocaz - Guarujá
Lajes sem mantas (Panoramique 180º – Rocaz – Guarujá – sp)