Concreto Protendido x Concreto Convencional

A discussão que ronda as mesas do pessoal de suprimentos das empresas e a cabeça dos engenheiros e gestores de obras, quando da tomada de decisão quanto ao método construtivo da estrutura de uma obra, está no confronto de custos da solução em estrutura convencional ou protendida.

Como analisar os custos.

Eu tenho insistido que a resposta a esta dúvida não se restringe ao confronto de planilhas. Nestas os valores podem pender a uma ou a outra solução, dependendo das condições de projeto, formato da lâmina em caso de edifícios, local e condições da obra e até o momento do mercado.

Minha abordagem é de outra ordem. Existem vantagens da estrutura protendida sobre a convencional em concreto armado que não podem ser mensuradas. Estas vantagens são capazes de transformar radicalmente a praticidade da obra e a velocidade da construção.

Vantagens do concreto protendido.

A primeira grande vantagem é a laje lisa. Isto dá ao Arquiteto uma ampla liberdade na definição do lay out do pavimento, permitindo adaptar-se ao gosto e às necessidades dos clientes. Frequentemente alguém deseja ampliar sua sala através da anexação de um dormitório. Ao retirar a parede divisória uma viga aparece exigindo “disfarces” em gesso, nem sempre elegantes. A facilidade em poder atender um morador, sem entraves, é uma facilidade que só a laje plana proporciona.

A simplificação do sistema hidráulico é outro benefício. Nos prédios, o aquecedor fica, em geral, na área de serviço, tendo a tubulação que seguir a banhos distantes. No percurso, em estruturas convencionais são encontradas vigas que devem ser furadas. Isto nem sempre é possível o que acarreta um percurso ainda maior, sempre disfarçado por desagradáveis sancas de gesso. O mesmo ocorre com os drenos do ar condicionado. O uso de lajes planas elimina totalmente estes problemas, facilitando a construção.

Eliminar as grandes vigas intranspassáveis

Nos andares inferiores dos edifícios ocorrem os desvios das prumadas de esgoto e águas pluviais. Neste ponto o conflito entre tubulações e vigas é inevitável. Por vezes ocorrem vigas de transição com grande altura que não podem ser transpassadas. Enormes transtornos, com inúmeros desvios ocorrem neste ponto encarecendo as instalações.

Os edifícios com lajes protendidas tem um número menor de pilares. São projetados com grandes vãos. Isto facilita em muito o deslocamento dos carros nas garagens diminuindo, em muito, as interferências das colunas no estacionamento.

Maior mobilidade, menos conflitos entre moradores, melhor qualidade de vida.

Conclusão

Como quantificar estas facilidades provocadas pela estrutura protendida? Como colocar em números nas planilhas? Embora não possam ser precificadas, estas facilidades devem ser consideradas na tomada de decisão de que tipo de estrutura deve ser utilizada.

As comodidades e simplificações jogam a favor da protensão.