Fibra de Carbono: o curativo das estruturas.

Muitas vezes um edifício precisa ser reformado para receber um uso para o qual ele não foi preparado: uma nova biblioteca, um novo supermercado ou um novo cartório. Nesses casos pode ser necessário fazer-se uma abertura em uma laje para instalar-se uma escada, por exemplo. Há também situações onde vigas ou lajes de uma estrutura apresentam deterioração, precisando urgente de uma recuperação, e ainda podendo haver restrições a instalações daquelas vigas metálicas que eram o remédio prescrito pela engenharia para estes casos.

A solução pode recair sobre um produto pouco conhecido e que ainda causa desconfiança na engenharia civil: os compósitos estruturados com fibra de carbono.

Os compósitos estruturados com fibra de carbono

Este é o nome de um produto onde a base é constituída por plásticos reforçados com fibras extremamente fortes e leves de carbono.  As fibras de carbono precisam de polímeros de ligação que é normalmente uma resina como epóxi, poliéster ou náilon.

O produto, no mercado, é apresentado na forma de uma manta, tal como um tecido, ou em chapas semelhantes as conhecidas placas de fórmica. Mas o “pulo do gato” está na elevada resistência à tração e poder de aderência, fácil aplicação, baixíssimo peso e espessura, rapidez na execução dos reforços, não sofrer efeitos de corrosão em ambientes marinhos ou industriais e ser resistente à fadiga.

As fibras de carbono apresentam como características principais elevada resistência à tração e elevado módulo de deformação, com valores que chegam a superar as propriedades correspondentes dos aços de mais avançada tecnologia.

Como é feita a aplicação

Ao aplicar uma ou mais camadas de mantas, a peça estrutural ganha muito em termos de resistência, sem que haja uma agressão à aparência, pois ela praticamente não aparece.

Sua aplicação é muito simples com a recuperação da superfície a ser tratada, aplicação do primer e da manta. Tudo é muito simples e muito rápido o que pode levar a descrença por parte do cliente quanto as reais propriedades do produto.

A importância da análise e calculo da estrutura a ser reparada com o compósito de carbono.

O cliente não pode, entretanto, iludir-se. Atrás de toda esta praticidade há todo um cálculo estrutural de enorme responsabilidade por parte do profissional. Este trabalho pode ser muito complexo pois na maioria dos casos a ferragem pré-existente da peça reforçada não é conhecida.

Conclusão

O resultado, não pode ser melhor. Rapidez, praticidade e segurança podem ser oferecidos ao cliente com o uso de um material moderno para o auxílio das reformas de construções e para novos empreendimentos. Isto é fazer engenharia!