Edifício Panoramique 180 - Guarujá SP.
O diferencial desta obra situada na cidade de Guarujá, foi o de reunir em seu projeto diversos avanços tecnológicos em construção civil.
A obra teve sua fundação construída em estacas metálicas com 48 metros de profundidade, com perfis em seção variável. Neste sistema, os perfis de uma mesma família, apresenta uma maior seção nos segmentos superiores e uma menor nos segmentos inferiores. Isto proporcionou uma economia de 15% no custo das peças de aço, que foi um ganho importante face a profundidade das peças.
Outro diferencial foi o uso de lajes planas protendidas. Esta solução proporcionou uma substancial economia na construção em função da velocidade da obra, um menor número de funcionários na execução da estrutura do edifício e uma redução substancial do número de pilares. Além disso, houve a liberação para a arquitetura na hipótese de deslocamento de paredes dos apartamentos, com ampla liberdade para adaptação do lay out às necessidades dos clientes.
O edifício também adotou a técnica de introdução de impermeabilizante diretamente ao concreto, eliminando-se o uso de mantas asfálticas. Isto permitiu uma maior celeridade à construção eliminando-se uma fase complexa no período de acabamento da obra.
