Sistema PEX – fim da quebradeira, das conexões e dos vazamentos.
A racionalização dos sistemas construtivos na engenharia passa pelas instalações hidráulicas. Mas os ganhos em simplificação dos trabalhos na obra e no pós-obra não aparecem nas planilhas de orçamento.
Entendendo o sistema PEX
O sistema PEX é um conjunto de tubos e peças usadas em sistemas para a condução de água quente e fria, gás e ar condicionado. Os tubos PEX são flexíveis e apresentam como principal benefício a redução substancial do uso de conexões. É fabricado a partir do polietileno reticulado. Suas poucas conexões têm corpo de latão e são do tipo anéis deslizantes (slide fit). Os diâmetros vão de 16 a 32 mm.

Fim das conexões e do quebra-quebra
A possibilidade de fazer curvas com a mangueira do PEX, praticamente elimina o uso de peças como joelhos e cotovelos, pontos tradicionais de fissuras e vazamentos em instalações de PVC rígido. Num vazamento em uma tubulação de um banheiro, mesmo quando já em uso, o prejuízo não se restringe a troca da conexão, mas também a troca do azulejo ou pedra de revestimento e repintura de paredes do imóvel atingido e de vários de seus vizinhos. Como lançar este benefício em planilhas? Como os tubos podem correr pelo piso, elimina-se os rasgos em alvenarias, tornando-se uma solução para edifício em alvenaria estrutural.
Industrialização do processo
O caminhamento dos tubos pelo piso origina o melhor trajeto para a água, reduzindo a quantidade de tubos e reduzindo o trajeto da água, podendo reduzir em até dez vezes o tempo médio de instalação em relação ao sistema convencional de PVC (PINI) .A possibilidade de uso dos kits chuveiro que são estruturas metálicas pré-fabricadas onde os misturadores e o ponto de chuveiro apresenta-se pré-fixado, acelerando sua instalação e mantendo a precisão na localização dos pontos.

Relação custo/benefício
Se utilizadas em todas as instalações de uma obra o sistema PEX é o que apresenta o melhor custo benefício. Mas a considerando-se apenas o investimento no produto podemos incorrer em erros. Devemos considerar nos cálculos as variáveis como mão de obra, tempo, logística, armazenamento, manutenção, durabilidade e principalmente a eliminação de vazamentos após a entrega da obra. Vamos lembrar que em edifícios cada vez mais altos, os pórticos das estruturas acabam apresentando deformabilidades que provocam fissuras nas conexões de PVC e os transtornos de vazamentos e litígios entre vizinhos.
Conclusão
Na permanente preocupação com os orçamentos das obras, devem ser procuradas soluções que reduzam custos, mas sem esquecer a qualidade dos materiais. O sistema PEX além de reduzir as despesas com instalações, elevam a confiabilidade do sistema, racionalizando os trabalhos na obra e eliminando-se transtornos no pós-obra.